IX Congresso da APDEA

A APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária), o GPP (Gabinete de Planeamento e Políticas) e o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agronómica e Veterinária) vão realizar um evento internacional e multidisciplinar, subordinando-se ao tema A Agricultura e os desafios societais para o período 20-30.

De 15.10.2019 a 18.10.2019
Lisboa, Oeiras
Ciclo de Conferências do Departamento de Economia - 2017-2018

“Economics for a better world” - Mote da OCDE em homenagem a Amartya Sen, prémio Nobel Economia, 1998.

De 13.09.2017 a 31.07.2018
Jornadas do Departamento de Economia da Universidade de Évora

Consulte o programa em anexo

Em 27.04.2017
10:00 | Auditório | Colégio do Espírito Santo

Análise publicada no Jornal Público do dia 16 de Janeiro de 2017

As recentes eleições norte-americanas significam a abertura de uma nova era na procura do reequilíbrio mundial, sobretudo nas relações triangulares entre os Estados Unidos da América, a Rússia e a República Popular da China face ao enfraquecimento da União Europeia, onde se assiste à reconfiguração da política externa na identificação de novas áreas pivots. Recorde-se que no caso da Rússia, o seu Presidente, Vladimir Putin, a 30 de Novembro de 2016, assinou o novo Conceito de Política Externa, de onde sobressai o Médio Oriente e a Ásia, a cooperação com os Estados Unidos e a manutenção das relações económicas com a União Europeia.

Estas eleições evidenciam o valor singular do ciberespaço, da informação imediata, da comunicação social e das redes sociais que pela primeira vez geraram um sentimento de acompanhamento global e instantâneo. A escolha de Donald Trump para líder da maior potência mundial incitou a uma onda de protestos sem paralelo na história eleitoral norte-americana, por um lado, devido à sua personalidade, homem de negócios, de poder, pragmático, partidário da Realpolitik, conservador por excelência e, por outro lado, devido à forma desprendida de se dirigir. Expõe uma imagem de anti-sistema cujo objectivo consiste em apagar as opções políticas concretizadas ou não dos seus antecessores, bem como no plano externo reavaliar o papel da NATO.

Publicado em 16.01.2017

Decorreu no passado dia 03 de fevereiro a sessão pública de apresentação do Relatório que identifica as causas do abandono escolar na Universidade de Évora, elaborado por um grupo de trabalho pluridisciplinar composto por investigadores e técnicos da Universidade.

Publicado em 23.02.2016

Os Reitores das Universidades do Algarve, Évora e Nova de Lisboa apresentaram ontem, dia 26 de novembro, na Academia algarvia, a plataforma “Estudos Mediterrânicos, um consórcio universitário”, que visa promover iniciativas de cooperação com universidades, unidades de investigação e centros tecnológicos dos países e regiões do Mediterrâneo.

Publicado em 27.11.2015

O Departamento de Economia vai realizar no próximo dia 26 de Novembro as suas Jornadas. Uma das atividades prevista é a entrega de um prémio ao melhor aluno de cada ano dos primeiros ciclos da responsabilidade deste Departamento.

Publicado em 18.11.2015

A Universidade de Évora, no âmbito das atividades dedicadas ao empreendedorismo cujo objetivo é fomentar a cultura empreendedora e inovadora junto da comunidade académica da Universidade de Évora em particular, e da região Alentejo em geral, lança uma nova edição do concurso de ideias de negócio: atrevo.me´15.

De 08.11.2015 a 15.01.2016
Serviço de Ciência e Coopereção

A Aicep Portugal Global lançou a edição 2015/2016 do programa de estágios internacionais INOV Contacto, sendo as inscrições feitas exclusivamente on line, até 11 de Setembro de 2015.

Publicado em 06.07.2015

CONEXÕES E PROBLEMÁTICASDOS MUNDOS MODERNO E CONTEMPORÂNEO
Diagnósticos luso-brasileiros
Historiografia, relações internacionais, estudos sociopolíticos, culturais e económicos