1975

Foi criado o Departamento de Economia  pela Ordem de Serviço nº 2, de 24 de Janeiro de 1975, do então chamado Instituto Universitário de Évora , que mais tarde se transformou em Universidade de Évora . Dois objectivos principais estiveram na base da criação do Departamento de Economia:

- Assegurar a leccionação das disciplinas do âmbito da Economia às diversas licenciaturas oferecidas pela Universidade de Évora e que incluissem no seu plano de estudos matérias daquela natureza;

- Dar continuidade aos estudos dos alunos da Escola Superior Bento de Jesus Caraça  que tinha sido criada em 1975 (com final previsto para 1976) para absorver os alunos do Instituto Económico e Social de Évora  que tinha suspendido as actividades lectivas em 1974.

1976/77

Foi criado o Bacharelato em Ciências Sociais. Este bacharelato absorveu os alunos da Escola Superior Bento de Jesus Caraça, entretanto extinta, e permitia aos alunos opções de especialização em Economia ou em Sociologia.

1979

Autonomia dos cursos de Economia e Sociologia . Extinção do bacharelato referido anteriormente (Decreto Regulamentar nº 75/79, de 31 de Dezembro). A criação do curso de Economia veio possibilitar aos alunos do bacharelato que o desejassem a obtenção do grau de licenciado através da frequência de planos curriculares especiais que entretanto foram criados. Para além disso, o Departamento de Economia viu aumentadas as suas responsabilidades e lançadas as bases para o seu futuro crescimento

1989

Estatutos da Universidade de Évora  (Despacho Normativo nº 84/1989, de 31 de Agosto de 1989). Os estatutos criam as Áreas Departamentais como unidades orgânicas de funcionamento da Universidade. São criadas cinco áreas departamentais. Os departamentos de Economia (que integra uma secção de ciências jurídicas) e de Gestão de Empresas passam a fazer parte integrante da Área Departamental de Ciências Económicas e Empresariais.

2008

Alteração dos estatutos da Universidade de Évora  (Despacho Normativo nº 54/2008, de 20 de Outubro de 2008). Os estatutos da Universidade de Évora são alterados por força do novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, sendo criadas as Escolas como unidades orgânicas de funcionamento da Universidade. O Departamento de Economia, conjuntamente com sete outros departamentos, passa a integrar a Escola de Ciências Sociais.

Afirmação e crescimento

Até meados da década de oitenta do século XX. Até esta data os objectivos do Departamento de Economia centravam-se na consolidação das actividades de ensino e no esforço de formação dos seus recursos humanos, por forma a criar condições para o seu futuro desenvolvimento.

Após meados da década de oitenta do século XX . Os objectivos visaram o crescimento e a afirmação do Departamento como unidade de ensino e de investigação. Ao nível do ensino destacam-se as três reformas da licenciatura em Economia (1987, 1992 e 2003), visando simultaneamente a melhor preparação dos alunos para actividades de natureza empresarial e/ou de prossecução na carreira de investigação. A oferta de ensino de pós-graduação tem vindo a desenvolver-se e constitui seguramente um dos objectivos a curto prazo. Ao nível da capacidade científica dos docentes tem sido visível o esforço contínuo desenvolvido pelo Departamento para aumentar o número de doutorados.

Primeira década do século XXI . Com um corpo docente altamente qualificado, com mais de 90% dos docentes com doutoramento obtido nas melhores escolas nacionais e estrangeiras, os objectivos do Departamento de Economia orientaram-se para três áreas fundamentais: o reforço da oferta formativa ao nível dos três ciclos de ensino e a adaptação ao novo modelo de ensino decorrente do Processo de Bolonha, o aumento das actividades de investigação e da produção científica, e a afirmação e reconhecimento do departamento como uma unidade de ensino e investigação de topo a nível nacional e internacional.