Reitor da Universidade de Évora participou na conferência Anual da European University Association

O Reitor da Universidade de Évora participou na Assembleia Geral e na Conferência Anual da European University Association (EUA), que teve lugar na Universidade de Ghent, na Bélgica, nos dias 11 e 12 de abril.

A Presidente da EUA, Professora Helena Nazaré, presidiu à Assembleia Geral, onde se procedeu à eleição de três membros da Direção (em substituição de outros que terminaram o seu mandato), à apreciação do Relatório e Contas, à aprovação do Plano de Atividades e a uma alteração estatutária.

Na Conferência, além de reitores (ou seus representantes) das instituições associadas na EUA, participaram também investigadores, representantes de associações estudantis europeias e outras entidades, tendo-se debatido abordagens estratégicas para a internacionalização, que o reitor da Universidade de Évora considerou particularmente úteis, dada a atual relevância do tema e a qualidade das intervenções.

A sessão plenária de abertura começou com uma intervenção da Comissária de Educação da União Europeia, Androulla Vassiliou, sobre as futuras políticas europeias para a internacionalização do ensino superior, a que seguiram a apresentação pelos seus reitores das estratégias de internacionalização da Universidade de Joanesburgo e da Universidade de Maastricht e um debate. O mesmo tema da internacionalização foi prosseguido no dia seguinte em duas sessões paralelas, em competição com o tema do posicionamento das universidades europeias no panorama global da investigação e do papel que a cooperação interinstitucional pode aí desempenhar, que foi tratado noutra sessão paralela.

Na segunda sessão plenária da conferência foram abordadas as profundas mudanças que estão a ocorrer na estrutura e na forma de sistemas nacionais, e até que ponto essas mudanças resultam de pressões para tornar os sistemas mais eficientes e competitivos internacionalmente, através da introdução de políticas de financiamento para a promoção da excelência ou, simplesmente através de fusões e alianças estratégicas.

Na conferência de Ghent houve ainda oportunidade para discutir as virtudes, os defeitos e os impactos dos rankings globais, muitos dos quais refletem mais a dimensão da instituição do que a qualidade da sua atividade, logo após a apresentação do segundo relatório da EUA sobre os rankings, que ali foi divulgado.

Publicado em 18.04.2013
Fonte: GabCom | UÉ