Sabe quais são as grandes apostas de desenvolvimento do Plano Estratégico de Évora até 2020?

Planear o desenvolvimento de Évora até 2020, e preparar o município para os grandes desafios do novo século, foi o propósito que a Câmara Municipal de Évora teve ao lançar, em 2008, um concurso público para que fosse elaborado um novo Plano Estratégico para o concelho. Várias entidades concorreram a este concurso, tendo sido uma equipa da Universidade de Évora a vencer.

Uma equipa da Universidade de Évora, que tive o gosto de liderar, foi assim responsável, em conjunto com a Câmara Municipal de Évora e demais entidades representadas na Comissão de Acompanhamento do Plano e durante o ano de 2008 e parte de 2009, pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico para Évora até 2020.

Face às características e às potencialidades bem reconhecidas do território em questão, e em função do desígnio estratégico definido, e dos valores e objectivos que lhe estão implícitos - criatividade, excelência, cultura, património, ambição, identidade, singularidade, liderança, competitividade, sustentabilidade, sofisticação, atractividade, conhecimento e futuro – optou-se pela concepção de uma estratégia de desenvolvimento que permitisse atingir esse desígnio, e que se propôs estruturada em cinco grandes eixos estratégicos de intervenção e que são os seguintes:

• Eixo 1 - Évora, Património da Humanidade, Espaço das Artes e da Cultura
  • Eixo 2 - Évora, Território Sustentável e Multifuncional com Qualidade de Vida
  • Eixo 3 - Évora, Município Competitivo com Identidade
  • Eixo 4 - Évora, Elo em Redes de Conhecimento e Criatividade
  • Eixo 5 - Évora, Vitalidade Económica num Território sem Fronteiras

Os cinco eixos estratégicos definidos para o Plano procuram assegurar, em conjunto, uma actuação coordenada sobre múltiplos factores e domínios que são absolutamente relevantes para o desenvolvimento presente e futuro do município.

O modelo de intervenção proposto, assente em eixos de intervenção de natureza transversal, procurar estimular o desenvolvimento de, entre eles, grandes efeitos multiplicadores de conjunto. Bem como, procura destacar, na própria forma de designação dos eixos, os domínios ou sectores que têm e que terão um papel importante a desempenhar na estratégia futura do território. Alguns desses domínios constituem características e potencialidades já hoje presentes do território, outros correspondem a evoluções e ambições em termos de rentabilização futura dessas características, outros assentam claramente em apostas no surgimento e consolidação de novos sectores e actividades.

O desígnio estratégico de desenvolvimento proposto, e a forma como o Plano Estratégico foi definido, procura assegurar, ao município, uma significativa proposta de evolução, face às suas actuais características económicas, sociais, culturais e outras, que garanta a sua salvaguarda, preservação e sustentabilidade, mas também a sua rentabilização e a criação de novas condições de competitividade económica e social no território.

Nota : Mais informação disponível em:

Paulo Neto (neto@uevora.pt) - 10.01.2011
Professor do Departamento de Economia da Universidade de Évora