Luis Grosso
Licenciatura em Economia /2006-2009

Na Universidade de Évora:

Passei três anos magníficos na Universidade de Évora. Qualidade de ensino, companheirismo e amizade talvez sejam as palavras que destaco nesta minha passagem pela Universidade.

Em termos académicos, recebemos uma formação de grande qualidade que nos fornece uma base sólida para o futuro. A qualidade dos docentes, que estão sempre disponíveis para ajudar, e os seus ensinamentos são essenciais para desenharmos um percurso de sucesso no futuro. É claro que tudo isto tem que ser retribuído com esforço e dedicação da nossa parte. No meu caso em específico, a licenciatura em Évora abriu-me a porta para tirar o mestrado numa escola de referência.

Não poderia também deixar de referenciar todo o ambiente extra aulas que se vive nesta Universidade. O ambiente é espectacular, com uma grande capacidade de companheirismo e amizade entre os estudantes. Posso dizer-vos que nesta minha passagem por Évora conheci pessoas que de certeza serão amigos para uma vida.

Lá fora:

Penso que hoje em dia é essencial continuar a estudar para além da licenciatura porque este modelo de três anos nos deixa pouco preparados para o mercado de trabalho. Por isso, neste momento encontro-me a tirar o Mestrado em Economia Monetária e Financeira no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa. Posso dizer-vos que recebemos uma formação a nível avançado de Macroeconomia, Microeconomia e Econometria, sendo o primeiro semestre muito pesado em termos de dificuldade e quantidade das matérias leccionadas. No entanto, os ensinamentos de base obtidos em Évora permitiram-me fazer todas estas cadeiras com sucesso.

Com este mestrado, o meu objectivo é consolidar e aprofundar os meus conhecimentos na esfera monetária e financeira da economia e seguir uma carreira profissional nesta área quando terminar o mestrado.

Paralelamente, estou envolvido num projecto de iniciação à investigação do CEFAGE-UE cujo objectivo é construir um ranking de revistas científicas da área de Economia.

Mensagem:

É um orgulho para mim poder escrever esta rubrica e poder partilhar toda a minha experiência. Só espero que tenham aproveitado ou aproveitem a passagem pela Universidade de Évora, em especial pelo curso de Economia, ao máximo para que possam obter uma carreira profissional cheia de sucesso e tornar o nosso curso uma referência a nível nacional.

Dt. Testemunho: 06.04.2010