Rui Miguel Costa
Licenciatura em Economia (Ref 1992) /1997-2001

Na Universidade de Évora:

A passagem para a Universidade, per si, é reveladora de uma extrema mudança. Para mim, foi como o desabrochar de uma nova vida. Foi mudança de cidade, hábitos e rede social, num tempo em que não se falava em Facebook e em que essas mesmas redes sociais se fundavam em laços de cumplicidade estreita, o que tornava qualquer quebra mais dolorosa. Contudo, o ambiente de cidade universitária, característica acolhedora da Universidade de Évora, facilmente nos leva a esquecer estas angústias iniciais.

As universidades para mim devem ser entendidas no seu sentido mais lato, não como mero processo de formatação de indivíduos mas sim como centros de dinamização de conhecimentos, ajudando-nos a pensar e a perspectivar o mundo de uma outra forma.

Na Universidade de Évora aprendi a amar o pensamento e raciocínio económico, a viver em comunidade, a vencer medos e angústias, a assumir responsabilidades, a interagir e aprender com as experiências de cada um. A minha experiência na Universidade de Évora foi aquilo que eu quis ou potenciei no momento, poderia ter ido mais ou menos além, no entanto foi a experiência com que aprendi a construir um pouco mais da minha personalidade.

Aproveito esta oportunidade para agradecer a qualidade do corpo docente do departamento de economia e a toda a estrutura administrativa e de apoio da Universidade. O meu muito obrigado por esses anos e parabéns pelo dinamismo de que se tem revestido a Universidade.

Lá fora:

Para alguém que se descreve como cidadão do mundo, descrever experiência lá fora perde sentido, para mim significa tão somente "ir para fora cá dentro". O mundo é um só, cabe a cada um de nós alargar o horizonte até onde o desejo nos levar. Sou um curioso e comunicativo compulsivo, apaixonado pelas interacções culturais, hábitos, ideias, vida...

A minha primeira experiência internacional penso que começou desde logo quando saí da minha zona de conforto familiar e fui estudar para Évora ( :-) ). Depois, foi a experiência durante um Summer English Course em Londres, a experiência Erasmus em França e, mais recentemente, como experiência profissional, foi um ano e pouco em Paris e actualmente em New York desde Janeiro deste ano. Paralelamente a estas experiências formalizadas, são as viagens que sempre que posso aproveito para fomentar. Outro acrescento desta minha interactividade cultural e internacional é que, como membro da rede couchsurfing.com, não costumo ficar em hoteis, mas em casa de pessoas locais, o que me permite experimentar uma vivência para além do mero roteiro turístico. O meu próximo destino, ainda está por descobrir! ( :-) )

Nesta minha experiência internacional fui fazendo amigos espalhados pelo mundo. Aprendi a relativizar os meus problemas e a sentir em cada regresso a casa o meu país de uma forma diferente. A palavra "saudade" ganhou um novo significado.

Mensagem:

"As pessoas competentes são monopólios itinerantes. Apenas ficam enquanto lhes é oferecido algo que desejam." (Ridderstrale & Nordstrom)

Este é o meu lema. O mundo está em constante mudança. As certezas de hoje, são as dúvidas de ontem. Não tenham medo de se desafiar!

"All is part of the process..."

Actualização (08/10/2010):

Depois de regressar dos EUA em Junho passado, já me encontro em nova experiência profissional, novamente pelo estrangeiro :-), desta feita na seguinte empresa multinacional:

EUROPACKAGING www.europackaging.co.uk

Sou Area Sales Manager Spain, Portugal & Brazil nos escritórios de Marsellha, França.

Rui Miguel Costa(ruimiguelcosta@net.Sapo.pt; miguel.costa@europackaging.co.uk)

Dt. Testemunho: 23.06.2010