Cristina Amado
Licenciatura em Economia (Ref 1992) /1992-1996

Na Universidade de Évora:

Recordo com imensa saudade os meus tempos de estudante na belíssima Universidade de Évora. Momentos que espero jamais esquecer. No âmbito pessoal foi das experiências mais enriquecedoras que vivi até hoje. Excelente ambiente entre os estudantes, o que em parte também é proporcionado pelo património histórico da lindíssima cidade de Évora. As amizades feitas nos tempos da Universidade de Évora ainda hoje perduram e para essas haverá sempre um lugar especial nas minhas memórias.

Ao nível académico beneficiei da oferta alargada de diversas cadeiras em Métodos Quantitativos e de um corpo docente qualificado que me forneceu as ferramentas base para prosseguir os meus estudos de pós-graduação. Acredito que a qualidade no ensino superior não se promove sem investigação de qualidade. Esta parece ser uma das apostas do departamento de Economia da Universidade de Évora. Na mais recente avaliação de unidades de I&D, o centro de investigação (CEFAGE-UE), constituído por docentes dos departamentos de Economia e Gestão da Universidade de Évora, obteve a classificação máxima e, portanto, ao nível das melhores instituições de investigação em Economia do país.

Lá fora:

Não tenho qualquer dúvida que a minha formação base em Economia pela Universidade de Évora abriu-me as portas para realizar estudos de pós-graduação. Forneceu-me as competências académicas base necessárias para completar com sucesso o Mestrado e, posteriormente, o Doutoramento.

Em Junho de 2009 finalizei o doutoramento em Economia Estatística na Handelshögskolan i Stockholm, no qual beneficiei de uma bolsa de estudo atribuída pela HHS. Os elevados padrões de exigência do programa do doutoramento exigiram-me a aprendizagem de novos conhecimentos, essencialmente ao nível estatístico, matemático e computacional. Tive ainda a oportunidade de aprender com brilhantes académicos, ensinar a alunos notáveis e fazer amigos oriundos de várias partes do mundo. O contacto multicultural entre a comunidade estudantil foi extremamente enriquecedor ao nível da minha formação pessoal.

Estocolmo é uma cidade lindíssima com uma qualidade de vida invejável e um dos meus destinos de viagem favoritos que faço questão de visitar sempre que as saudades apertam.

Mensagem:

Tenho a certeza que antigos e actuais alunos partilham todos de uma única opinião: valeu a pena estudar e partilhar histórias na Universidade de Évora.

Aos antigos alunos espero que a vossa passagem pela Universidade de Évora vos tenha agradado tanto quanto a mim e que tenha contribuído para o vosso sucesso profissional.

Aos actuais alunos desejo que aproveitem os vossos estudos pela Universidade de Évora e usufruam ao máximo das infraestruturas oferecidas pela instituição. Aperfeiçoem o vosso Inglês e, caso tenham oportunidade, participem num programa de mobilidade de alunos ao abrigo do programa Erasmus ou outro semelhante.

Dt. Testemunho: 28.04.2010