Joao Caeiro
Licenciatura em Economia /2007-2010

Na Universidade de Évora:

O programa curricular de Economia na Universidade de Évora é bastante ambicioso, cobrindo obrigatoriamente as cadeiras fundamentais mas permitindo que o aluno tenha autonomia para definir o seu percurso através de uma vasta lista de cadeiras optativas.

O corpo docente é constituído por professores e investigadores experientes que prestigiam a universidade e promovem um ensino eficaz e estimulante para os alunos.

A política da Universidade de Évora é centrada no aluno, orientando-o em cada etapa, desde que entra na Universidade até á conclusão do seu percurso académico.

Lá fora:

Após ter terminado a licenciatura, decidi fazer o mestrado na Universidade Nova de Lisboa onde encontrei um conjunto de professores e de colegas necessariamente diferentes. O confronto com outra realidade académica foi importante no meu percurso de aprendizagem e sei que Universidade de Évora se revelou num património valioso que me permitiu ter as bases suficientes para ser bem sucedido no mestrado.

Mensagem:

Segundo o INE, e para o 1.º Trimestre de 2011, a taxa de desemprego em Portugal atingiu os 12,4%, com tendência para subir. Por outro lado, a taxa de desemprego jovem (15 e 24 anos), atingiu os 18%. Contudo, se analisarmos a população desempregada, a taxa de desemprego na população que completou o ensino superior é de 12,3% (sendo de 20,3% para quem completou apenas o ensino secundário). Num cenário de prolongada crise económica e financeira, o investimento na formação académica de cada um continua a ser a solução que melhores garantias de futuro pode dar.

Dt. Testemunho: 23.02.2012