José Pedro Esteves
Licenciatura em Economia /2004-2009

Na Universidade de Évora:

Vou começar por descrever o que senti quando entrei na primeira vez nos claustros do Espírito Santo: tomei consciência da grandeza e tradição da Universidade de Évora. É uma excelente Universidade pois prepara os seus alunos como profissionais e como pessoas, o que para mim é muito importante. Sem referir nomes, gostaria de deixar aqui o meu agradecimento a todos os professores, funcionários, alunos, colegas, etc., que ajudaram a formar-me (e continuo a formar-me).

A magia desta Universidade está em cada parede, em cada pilar que está à nossa frente nas aulas, etc., o que a torna única neste mundo. Contudo, penso que o percurso académico não se deve limitar à passagem pela Universidade. Deve-se aproveitar para captar o máximo de influências que existem dentro e fora de portas da Universidade e a própria Universidade dá-nos oportunidade para o fazermos.

Lá fora:

Eu fiz o programa ERASMUS na Universidade de Economia de Ljubljana na Eslovénia. Cheguei ao aeroporto de Ljubljana e desde logo percebi que iria ser feliz naquele país! Bem que posso dizer... foi uma experiência fabulosa! Desde as pessoas que lá conheci e que hoje em dia ainda são meus amigos, dos países que conheci a partir de uma associação de alunos eslovenos que recebem e organizam actividades para os alunos de ERASMUS, das culturas que tive o prazer de conhecer, etc..

Mas vou contar como fui ali (parece que é já ao lado...) parar. Fui para a Eslovénia completamente sozinho, numa verdadeira aventura e a verdade é que regressei inteiro. Aprender a viver sozinho, num país completamente estranho onde não conhecemos ninguém, é assustador mas é uma experiência única que vale muito a pena pois crescemos e aprendemos muito com o que acontece lá.

Se me deixarem influenciar-vos na medida do possível, aproveitem esta oportunidade!

Mensagem:

Fazerem ERASMUS é muito importante a nível pessoal e profissionalmente.

Dt. Testemunho: 12.05.2010