XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial - breve balanço

Realizou-se nos dias 24 e 25 de Novembro a 13ª edição do Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial. A iniciativa é anual e alternada entre Portugal e Espanha. Este ano decorreu na Universidade de Évora, numa organização conjunta do Departamento de Gestão, do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE-UE), do Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA) e do Círculo Ibérico de Economia Empresarial (CIBECEM), uma rede integrada de 8 universidades portuguesas e espanholas sedeadas em regiões contíguas à fronteira: Évora, Algarve, Beira Interior e Trás-os-Montes e Alto Douro; Extremadura, Huelva, Salamanca e Vigo.

Constituiu objectivo fundamental do Seminário servir de fórum de discussão para investigadores com interesse pela temática da economia empresarial, considerando as suas múltiplas dimensões e a interdisciplinaridade que a caracteriza. O modelo organizativo do Seminário contemplou sessões plenárias, com oradores convidados, sobre relações de cooperação transfronteiriça (Prof. Doutor José Caetano), sobre investigação (Prof. Doutora Cesaltina Pires) e sobre Empreendedorismo (Prof. Doutora Luísa Carvalho) e sessões paralelas subordinadas a temáticas específicas (workshops de Turismo, de Empreendedorismo e Inovação e de Economia Empresarial), incluindo a apresentação e discussão de projectos de doutoramento (Workshop de Investigadores Nascentes).

Todos os trabalhados apresentados foram objecto de arguência por parte de especialistas e são publicados em livro de actas com CD. Serão ainda seleccionados alguns desses trabalhos para publicação na revista Encontros Científicos – Tourism & Management Studies, editada pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e na revista Enlightening Tourism, da Universidade de Huelva.

A edição de 2011 do Seminário contou com um total de 78 participantes, entre oradores convidados, autores, discussants e assistentes. Foram submetidos e aceites para apresentação e discussão 39 comunicações e 12 projectos de doutoramento. Crê-se que a edição deste ano, para além de reforço em termos de notoriedade, projectou de forma acrescida a iniciativa junto das universidades portuguesas e espanholas e respectivos investigadores, sendo expectável que se eleve o nível de participação de investigadores portugueses já na edição de 2012 (Novembro), a realizar em Espanha, na Universidade de Salamanca.

A iniciativa constituiu igualmente uma oportunidade de divulgação e promoção da Universidade de Évora, consubstanciada no reconhecido sucesso das actividades – organizativas e científicas – em que os seus elementos estiveram envolvidos.

A Comissão Organizadora
António de Sousa e Jorge Casas Novas

Publicado em 28.11.2011
Fonte: Estudar