Notícias

Os dois novos cursos (Licenciatura e Mestrado) em Inteligência Artificial e Ciência de Dados abrem vagas já este ano letivo. A criação destes dois cursos garante, não apenas a formação inicial nesta área emergente, através da licenciatura, mas também a especialização, através do curso de Mestrado, ao qual podem candidatar-se licenciados em várias áreas para além da IA e CD:  Informática, Matemática e Estatística, e Economia/Gestão. Ambas as formações são abrangidas por incentivos do Plano de Recuperação e Resiliência.

Publicado em 14.07.2023

Decorreu nos claustros do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, de 5 a 7 de julho, a XXXVI Conferência Internacional da ASEPELT (Asociación de Economía Aplicada), organizada pelo Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) da UÉ, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), da TelemedCare e do Banco de Portugal.

Publicado em 07.07.2023
Em 15.03.2023
16:00 | Sala 131 | CES

Seis universidades portuguesas (Lisboa, Minho, Beira Interior, Aveiro, Coimbra e Évora) associaram-se para lançar o desafio de reunir um conjunto de contributos dos jovens universitários portugueses que traduzam a sua visão e expectativas sobre a evolução da União Europeia.
Call for applications - de 4 a 25 abril - Inscrição

De 04.04.2022 a 13.06.2022
IX Congresso da APDEA

A APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária), o GPP (Gabinete de Planeamento e Políticas) e o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agronómica e Veterinária) vão realizar um evento internacional e multidisciplinar, subordinando-se ao tema A Agricultura e os desafios societais para o período 20-30.

De 15.10.2019 a 18.10.2019
Lisboa, Oeiras
Ciclo de Conferências do Departamento de Economia - 2017-2018

“Economics for a better world” - Mote da OCDE em homenagem a Amartya Sen, prémio Nobel Economia, 1998.

De 13.09.2017 a 31.07.2018
Jornadas do Departamento de Economia da Universidade de Évora

Consulte o programa em anexo

Em 27.04.2017
10:00 | Auditório | Colégio do Espírito Santo

Análise publicada no Jornal Público do dia 16 de Janeiro de 2017

As recentes eleições norte-americanas significam a abertura de uma nova era na procura do reequilíbrio mundial, sobretudo nas relações triangulares entre os Estados Unidos da América, a Rússia e a República Popular da China face ao enfraquecimento da União Europeia, onde se assiste à reconfiguração da política externa na identificação de novas áreas pivots. Recorde-se que no caso da Rússia, o seu Presidente, Vladimir Putin, a 30 de Novembro de 2016, assinou o novo Conceito de Política Externa, de onde sobressai o Médio Oriente e a Ásia, a cooperação com os Estados Unidos e a manutenção das relações económicas com a União Europeia.

Estas eleições evidenciam o valor singular do ciberespaço, da informação imediata, da comunicação social e das redes sociais que pela primeira vez geraram um sentimento de acompanhamento global e instantâneo. A escolha de Donald Trump para líder da maior potência mundial incitou a uma onda de protestos sem paralelo na história eleitoral norte-americana, por um lado, devido à sua personalidade, homem de negócios, de poder, pragmático, partidário da Realpolitik, conservador por excelência e, por outro lado, devido à forma desprendida de se dirigir. Expõe uma imagem de anti-sistema cujo objectivo consiste em apagar as opções políticas concretizadas ou não dos seus antecessores, bem como no plano externo reavaliar o papel da NATO.

Publicado em 16.01.2017

Decorreu no passado dia 03 de fevereiro a sessão pública de apresentação do Relatório que identifica as causas do abandono escolar na Universidade de Évora, elaborado por um grupo de trabalho pluridisciplinar composto por investigadores e técnicos da Universidade.

Publicado em 23.02.2016

Os Reitores das Universidades do Algarve, Évora e Nova de Lisboa apresentaram ontem, dia 26 de novembro, na Academia algarvia, a plataforma “Estudos Mediterrânicos, um consórcio universitário”, que visa promover iniciativas de cooperação com universidades, unidades de investigação e centros tecnológicos dos países e regiões do Mediterrâneo.

Publicado em 27.11.2015